O tema de hoje é um grande problema na precificação da Comunicação Visual. Os gestores que estão mais acostumados a fazer a precificação com o método RKW que eu utilizo já não tem mais esse problema.
Mas quem não utiliza, acaba fazendo o “matéria prima vezes três”.
Ele não sabe como calcular mão de obra. E realmente é difícil. É chato de calcular mesmo. Não é simples. Tem muitas questões que precisam ser identificadas antes para que a gente consiga fazer isso.
É o que leva o gestor a utilizar o método empírico de formação de preço. Por consequência, por não utilizar uma metodologia para calcular corretamente o custo da mão de obra, ele acaba tomando prejuízo. Ou cobrando um valor até mais caro.
E é justamente isso que a gente não quer. A gente quer vender bem, vender com uma margem justa, dentro daquilo que o cliente está apto a pagar, sem cometer esses erros.
Hoje, sem muitas delongas, vamos direto às contas!
Serão, ao todo, cinco passos para calcular o custo da mão de obra:
Passo 1) Calcular o valor hora
Passo 2) Calcular a produtividade
Passo 3) Calcular o tempo de produção
Passo 4) Calcular o tempo gasto x Custo Hora
Passo 5) Calcular os custos de venda
Confira na Live 27, a partir do minuto 3, os cálculos para chegar ao custo de mão de obra:
E por hoje é só, pessoal! Agradecemos a audiência e até a próxima!
Não se esqueça de nos seguir no Instagram!
Atenção: o conteúdo deste texto foi extraído da Live 27: “Descubra em 5 passos como calcular o custo de mão de obra na Comunicação Visual”, apresentada pelo nosso CEO Rafael Ahmann e disponível no canal Holdprint Brasil no YouTube.